top of page
Buscar
  • Foto do escritorCaroline Figueiredo

Fator Previdenciário: o que é e como ele afeta o seu benefício




O fator previdenciário é um índice utilizado no cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição, que visa levar em consideração o tempo de contribuição do segurado, a idade no momento da aposentadoria e a expectativa de vida da população brasileira.


O objetivo do fator previdenciário é incentivar a permanência do trabalhador por mais tempo no mercado de trabalho, reduzindo o valor das aposentadorias daqueles que se aposentam mais cedo, e aumentando o valor daqueles que optam por se aposentar mais tarde.


O cálculo do fator previdenciário leva em consideração quatro fatores: a expectativa de sobrevida do segurado no momento da aposentadoria, a idade do segurado no momento da aposentadoria, o tempo de contribuição do segurado até o momento da aposentadoria e a alíquota de contribuição do segurado.


Atualmente somente uma regra de aposentadoria tem aplicação do fator: pedágio de 50%. Por isso, é importante fazer um planejamento para fugir dessa regra, garantindo um benefício com salário mais elevado.


Se você está próximo de se aposentar, é importante entender como o fator previdenciário pode afetar o valor de sua aposentadoria e planejar sua aposentadoria de acordo com suas necessidades e expectativas.


Se você ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários ou envie para contato@carolinefigueiredo.com


Um abraço, e até mais!

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page