top of page
Buscar
  • Foto do escritorCaroline Figueiredo

Entenda e conheça o Planejamento Previdenciário




Quem me acompanha nas redes sociais já dever ter me visto falando sobre esse tema. É assunto que não acaba mais! Mas, vamos começar do começo: o que é planejamento?

O Planejamento Previdenciário é um estudo absolutamente completo, no qual a advogada vai fazer uma entrevista contigo e coletar todas as informações sobre a tua vida e o teu trabalho. De posse dessas informações, ela vai acessar o teu histórico no INSS e fazer a checagem da realidade com o que diz no sistema. Esse histórico é materializado pelo CNIS, para saber mais é só clicar no botão abaixo:



Cálculos

Uma vez que tenha sido organizada toda a tua vida laborativa, é hora de calcular. No planejamento, a advogada vai calcular, inicialmente, a tua idade, o teu tempo de contribuição até a reforma da previdência, e, o teu tempo de contribuição até agora.

Com o resultado desses cálculos, ela vai tentar te encaixar nas regras de aposentadoria. E aí entram mais cálculos, para verificar a data de enquadramento em cada uma das regras de aposentadoria vigentes.

Tendo simulado todas as datas possíveis de aposentadoria, a advogada passa a calcular os salários em cada uma das regras, estudando possibilidades e probabilidades.


Projeção

O planejamento permite que a advogada simule alteração nas tuas contribuições e o impacto disso não só na tua aposentadoria, mas em qualquer benefício. Pode ser pensada uma pausa nas contribuições, ou alguma forma de aumentar o teu tempo de contribuição e adiantar a tua aposentadoria...

Além disso, o planejamento permite elevar o valor do salário-maternidade ou do auxílio-doença que você poderá receber. Isso porque, esses benefícios levam em conta a média contributiva, que pode ser aumentada depois da análise num planejamento.


Conclusão

O Planejamento Previdenciário é um serviço consultivo importante para todo e qualquer segurado. A ideia de que ele é um serviço destinado aos empresários e pessoas de classes mais altas é completamente equivocada. O Planejamento gera uma economia de dinheiro, ou seja, todo mundo pode aproveitar.

Também, vale destacar que ele não é só para quem está próximo da aposentadoria — justamente o contrário —. Quanto antes for feito o planejamento, melhor a aposentadoria.


Esse estudo pode ser feito para autônomos, empregados, MEI, empregadas domésticas, agricultores... Afinal, não existe pessoa que não se beneficie com economia do seu dinheiro, certo?


Se você ficou com alguma dúvida pode me mandar aqui nos comentários, ou envia pelo e-mail carolinelpf.adv@gmail.com

Um abraço, e até mais!

14 visualizações0 comentário
bottom of page