top of page
Buscar
  • Foto do escritorCaroline Figueiredo

Aposentadoria por Incapacidade para quem tem Esclerose Múltipla

A vida de quem convive com a Esclerose Múltipla (EM) nem sempre é fácil. Apesar das diversas terapias disponíveis, as consequências da doença podem ser severas.


Por isso, a aposentadoria por incapacidade permanente (antigamente chamada de aposentadoria por invalidez), pode ser uma opção.

Ela é destinada para as pessoas que se encontram impossibilitadas de realizar suas atividades cotidianas em decorrência de algum problema de saúde, independentemente de qual problema seja esse.


É aí que entra a EM. A depender do avanço da doença, você pode encontrar dificuldade para realizar suas tarefas cotidianas e de trabalho. Se esse for o caso, é possível que você solicite uma aposentadoria junto ao INSS.


Para conseguir o benefício, é necessário demonstrar a incapacidade para o trabalho, além de alguns requisitos complementares.


Vale dizer que, se você convive com a doença e possui condições de trabalhar, é possível estudar uma aposentadoria facilitada, em razão do esforço despendido para a conclusão das atividades.


Por fim, caso você não tenha contribuído para o INSS, a saída pode ser um BPC/LOAS. Já existem decisões judiciais concedendo esse benefício para pessoas com EM.


Se você precisa de auxílio com essas questões, não se sinta desamparado. Em caso de dúvidas, deixe nos comentários ou envie um e-mail para contato@carolinefigueiredo.com


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page