Desde a Reforma da Previdência, que está em vigor desde novembro de 2019, cada vez mais ouvimos falar sobre Planejamento Previdenciário. Isso se deve ao fato de que a Reforma alterou as regras das aposentadorias, modificando requisitos e formas de cálculo.
Atualmente, existem inúmeras aposentadorias possíveis, como regras de aposentadoria por idade, aposentadoria especial, aposentadoria rural, aposentadoria por tempo de contribuição, entre outras, tanto regras pré-reforma quanto pós-reforma e de transição.
Para as mulheres, por exemplo, é possível se aposentar sem observar a idade; por outras regras, é necessário ter 57 anos; e, em outra, 62.
Todas essas regras são diferentes em si, apresentando diferentes datas e diferentes salários. Diante de tudo isso, como saber qual é a melhor?
Qual é a Melhor Regra de Aposentadoria?
Veja, este é um conceito muito particular. Enquanto para você a melhor regra pode ser aquela que paga mais, para o seu vizinho pode ser aquela que é mais próxima. De forma geral, não posso indicar qual é a melhor regra para você sem conhecer você, seus projetos e suas expectativas.
Como Fazer a Melhor Escolha?
O primeiro passo para fazer uma boa escolha é calcular. Analisar o seu tempo de contribuição, seus salários e tudo o que já aconteceu em sua vida, projetando isso para o futuro. Verificar quanto tempo você já trabalhou nos permitirá calcular quanto tempo ainda falta em cada regra.
Estudo Completo
Todos esses cálculos são realizados no Planejamento Previdenciário, que é um estudo absolutamente completo sobre a sua vida e um plano para o seu futuro. Por meio dele, posso apresentar todos os cenários de aposentadoria possíveis, possibilitando a sua melhor escolha (seja ela qual for, como mencionado acima).
Esse Estudo é Necessário?
Eu diria que sim. Sem o Planejamento, você pode perder muito dinheiro. Veja o quadro abaixo, extraído de um Planejamento que eu fiz:
Nesse caso, se ela tivesse esperado um ano, minha cliente teria ganhado oitocentos mil reais a mais. Isso quer dizer que, se ela não tivesse me contratado para fazer o Planejamento, teria perdido quase um milhão de reais. Você está disposto a perder esse dinheiro? Respondendo a essa pergunta, você saberá se o Planejamento Previdenciário é para você.
Em todos os casos, existe essa diferença?
Não. Nem sempre compensa esperar; às vezes, o melhor é se aposentar o quanto antes e já começar a receber. Mas essas dúvidas só podem ser esclarecidas com o Planejamento.
A Primeira Etapa para um Futuro Seguro é analisar o seu passado, o que eu faço no Planejamento Previdenciário.
Se você ficou com alguma dúvida, escreva nos comentários ou envie um e-mail para carolinelpf.adv@gmail.com.
Um abraço e até mais!
Comments